sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Atividade Individual

Questão 01. Atualmente, a prática da digitalização de documentos é uma questão que vem sendo apresentada como um suposta forma de armazenagem para liberação de espaço físico nas organizações. Com o documento digital, o seu respectivo físico poderia ser, dessa forma, eliminado. Argumente de que forma esse procedimento afeta a questão da autenticidade e veracidade em documentos de arquivo.
A autenticidade de um documento digital e de um documento físico possuem padrões de autenticidade e veracidade diferentes, no caso do físico, assinatura física e carimbo são meios de garantir essas características a estes documentos, no caso do digital, assinatura digital e QR code podem ser exemplos de mecanismos de verificação de autenticidade e veracidade dos documentos.

Questão 02. Com base no conteúdo aplicado, observamos que a Diplomática estuda a estrutura formal dos documentos e a sua autenticidade. Mas trazendo-a para o cotidiano, podemos notar que ela está em quase tudo, senão em tudo a nossa volta, como exemplo: a dança, a música, os perfumes e até mesmo naquela velha conhecida do fim de semana "a cerveja". Com base nos exemplos citados e escolha uma e demonstre a aplicabilidade da Diplomática.
Tomando a cerveja como exemplo, tendo em vista a existência de rótulo que caracteriza a cerveja, este é um elemento diplomático que indica que a cerveja é autentica, caso o rótulo fosse alterado de maneira a não seguir o padrão utilizado pela empresa, isto seria facilmente reconhecível.

Questão 03. Ainda em relação a diplomática, responda os itens abaixo:

a. Como a Diplomática pode ser aplicada na Arquivologia atual, levando em consideração os avanços tecnológicos recentes?
É necessaria à diplomática atual se atualizar em relação às tecnologia e à inserção dodocumento no meio digital, isto pode ser feitos de diversas maneiras, mas uma das maneiras que já tem sido utilizada é o QR code, como forma de se verificar autenticidade e veracidade de documentos que estejam inclusos em ambiente digital.

b. Que questionamentos devem ser feitos para se identificar o contexto de produção de um documento arquivístico?
Para se identificar o contexto de produção de um documento arquivístico deve-se saber exatamente para que função foi criado o documento e qual o serviço que o originou.

c. O que pode e o que não pode ser desconsiderado no momento do estudo das características de um documento?
d. Um documento inverídico é necessariamente inautêntico? Justifique sua resposta.

Um documento inverídico não é necessariamente inautêntico pois um documento inverídico pode ter sido autenticado por qualquer razão que seja sem que sua informação central seja verídica.

Questão 04. Quando se trata de arquivologia e diplomática, pode-se falar que são ciências complementares, mas seus focos de estudo são diferenciados. Você concorda com essa assertiva? Justifique sua resposta.
Não concordo com a afirmativa pois em minha visão a diploática é parte do estudo das formas do documentos arquivísticos e não está fora desta área do conhecimento.

Questão 05. "A tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática dentro da organicidade do arquivo" (LOPEZ, 2012). Dentro do contexto do estudo da tipologia documental, associe os conceitos de "plano de classificação", "função" e "série documental".
O plano de classificação deve ser a melhor maneira de refletir as funções de um organismo, esta deve se amparar nos estudos das séries, para que se possa compreender e definir de que fundo arquivístico se fala.

Merlim Basso Coppe - 160138761

Nenhum comentário:

Postar um comentário